Procurando novas referências

Posted by tarrask on September 14, 2010 · 1 min read

Por causa de uma das respostas do questionário, que recebi de um leitor, comecei a procurar uns blogs novos pra ler, de preferência de gente não conhecida. Sei lá, arear ideias, ver dramas novos, que dos velhos ando meio cheio.

A regra número um pode parecer estranha, mas eu explicarei depois: não leio blogs com textos sem parágrafos. Você sabe, gente dramática que vai escrevendo tudo sem usar o Enter, sem dar aquele tapão na máquina de escrever. Ponto parágrafo.

Invenção de deus, pra dar pausas, mas também para organizar pensamentos.

Quem escreve sem parágrafos não dá ao leitor tempo de refletir. Muito provavelmente, também não refletiu, não editou. Eu ando fã de edição de texto, ultimamente. Queria ter agora um rascunho de mil páginas para reduzir a cem, quem sabe não seria divertido?, uma tarefa-hobby-trabalho que vou colocar na minha lista de futuras coisas que quero fazer.

Mas enfim, nem todo texto precisa ser um caos. Nem toda narrativa precisa ser confusa para ser fluida. Nem todo conto em primeira pessoa contado por um narrador confuso precisa ter parágrafos de oitenta linhas, com apenas duas orações emendadas através de preposições mal colocadas, posto que são chamas da influência da Clarice, né verdade?

E antes que me fales de Saramago, aprenda a conjugar a segunda pessoa do singular e plural e a usar bem os pronomes, beleuza?

Se você acha que conhece alguma referência bacana, me diz aí, peixe.