Descrição
É importante entender o que significa roer. É uma expressão muito comum no nordeste do Brasil que significa sofrer por algum amor que não deu certo. Não todo amor que não deu certo, mas um tipo específico. É necessário que o roedor não queira que o amor desse certo, e que tivesse espectativas de que o futuro fosse diferente. Portanto, é impossível roer por um amor de verão, desses que sabemos que vai acabar. Neste caso, o sofrimento é porque acabou, não pela quebra da expectativa.
Detalhes
Também é importante que seja involuntário. Não posso roer se eu causei o fim do namoro voluntariamente. Caso seja minha a culpa, posso sofrer pela minha burrice, mas não dizer que estou roendo.
Cura
Recomenda-se o uso de alguma expressão, de preferência ruim. Música brega, poesia de pé-quebrado, artesanato mal-feito. Toda e qualquer atividade pseudo-artística que possa ser acompanhada por doses cavalares de álcool. Se você não bebe, você não rói, você simplesmente é um adolescente.
Aviso
Não se pode roer ouvindo Legião Urbana. Period.
Não confunda as coisas
É possível roer e amar outra pessoa ao mesmo tempo. A roedeira consiste na tristeza da perda involuntária do que você teve, não é mais amor, mas amar o amor, ou gostar da situação de perda. Este é o conceito mais complexo da roedeira, e quando ele é completamente compreendido pelo roedor, esta se dissipa automáticamente, como um passe de mágica.
Receita mágica para acabar com a roedeira
A melhor maneira de acabar com a roedeira é ingerir uma quantidade industrial de álcool, para purgar todas as bactérias que causam esta doença, e depois reler o parágrafo anterior até a total compreensão. Ao terminar o processo, você vomitará os bofes e estará completamente curado deste mal.
Ou pelo menos, até perder de novo.
Repita até enjoar.
Roedeira por amores não-existentes
É impossível roer por amores imaginários, psicológicos, virtuais ou por correspondência. Aquela dorzinha que você tem no coração pelo seu Chatmate, mIRColega ou MSNamorado é furiculite aguda compulsiva, mas não pode ser roedeira até que suceda um pé-na-bunda. Sério. Para acabar, só é preciso ter começado. Antes de roer, comece uma relação.
E aquele blogueiro que eu li absolutamente tudo que escreveu, virei BFF, conversa comigo 24 horas e sabemos todos os segredos um do outro?
Se você tem mais de 15 anos, só pode roer depois de ter contado todos os sinais das costas de uma pessoa, em um ambiente não público. Caso você entenda perfeitamente a alma dele, está na hora de entender o corpo, antes de roer. Não coloque o carro na frente dos bois.
Roedeira de chifre
Mal que atinge o ser humano adulto da mesma maneira que a caxumba atinge as crianças: quanto mais cedo você tiver, menos sofre. O procedimento para a cura da primeira roedeira de chifre consiste em repetir várias vezes o tratamento, e esfregar com urgência toda a pele do paciente na pele de um indivíduo do sexo oposto (ou do mesmo sexo, dependendo do paciente) pelo máximo de tempo possível, até que o cérebro pare de pensar em merda e esqueça até o nome do/a infeliz responsável pela roedeira de chifre.