Loquacious – Uma lista de assuntos para conexões reais.

Loquacious app demo

TL;DR: Meu novo app de Attention Hacking. Anote suas ideias, marque um amigo e tenha sempre um assunto para conversar. Ao invés de confiar na memória ou mandar mais uma mensagem por alguma rede social, guarde em uma app tudo que quiser lembrar e dizer pessoalmente.

Eu já te falei que estou fazendo um app chamado Loquacious?

Em março, começou a temporada de testes do Loquacious, um projeto de App que está sendo desenvolvido já há algum tempo, e que algumas pessoas tiveram oportunidade de ver em primeira mão.

Loquacious app demo

Loquacious app demo

Loquacious é uma versão das típicas listas de tarefas, com uma diferença: todos os itens podem ser associados a um contato do seu telefone. Assim, ao invés de listar coisas a fazer, nós imaginamos que o Loquacious sirva para guardar assuntos sobre os quais conversar.

Agora o seu telefone ajuda as suas relações sociais, em vez de atrapalhar.

Fala a verdade. Hoje em dia, a gente nunca desgruda do celular. Ele é o centro nervoso da nossa vida social, profissional e familiar. Está o tempo todo oferecendo a possibilidade de conectarmos com outras pessoas. Mas tenho notado que ele também afasta. Existem tantas notificações, mensagens e textos de tanta gente, que nem percebemos quando algo importante acontece. Que fulano poderia se interessar de verdade, ou que aquele link que beltrana mandou era realmente importante. Como disse o @tomfgoodwin em um tweet, “a vida moderna é ter 60 conversas de baixa qualidade que te distraem das conexões de verdade com quem está perto de você”.

Quantas vezes você checou o telefone enquanto lia este texto? Quantas vezes esqueceu de dizer a alguém algo que passou a semana inteira pensando? Quantas vezes não achou que era melhor explicar em pessoa algum tema ou assunto?

E se existisse uma ferramenta para isso? Uma agenda ou um calendário, quem sabe? O smartphone pode ser uma solução para um problema que ele mesmo criou. Como toda ferramenta, ele é tão útil como o uso que decidimos dar a ele.

L’espirit d’escalier

Os franceses tem uma expressão para definir “aquilo que gostaríamos de ter dito a alguém quando já estamos descendo a escada para ir embora“. Comigo acontece frequentemente. Trinta minutos depois de me despedir, sempre lembro de algo que devia ter dito, mas esqueci. Loquacious serve para evitar que isso aconteça.

Tá, e como funciona o Loquacious?

É como uma lista de tarefas, mas conectada aos seus contatos. Estou usando para organizar a minha vida social offline por interesses e assuntos. Nessas listas, eu anoto as informações que eu quero compartilhar com as pessoas pessoalmente. Se for uma besteira, ou algo que dê pra mandar por email, eu já mando por qualquer outro app. Se é assunto de conversa, aí eu anoto no Loquacious.

São coisas que não cabem na agenda, que não são compatíveis com o calendário.

Loquacious app demo

Loquacious app demo

Conecte os seus amigos à sua memória de curto prazo

Comecei a guardar os temas/assuntos que deveria conversar com amigos, colegas de trabalho, e até mesmo perguntas a fazer ao eletricista, e quando encontro a pessoa, rapidamente já sei tudo o que tenho que falar, sem perder o fio da meada. Isso ajuda bastante quando a gente tem que dialogar com gente que fala muito.

Tem gente que usa para lembrar coisas relacionadas aos amigos. Pense um psicólogo anotando detalhes que o paciente contou, ou lembrar a música favorita do crush. Ou seja, coisas que você não quer esquecer sobre as pessoas, mas que não cabem na agenda.

O que é importante x o que é urgente

O General Eisenhower serviu como inspiração para uma matriz de classificação de problemas conhecida como Eisenhower Matrix. Nela, devemos classificar os problemas em dois eixos: importantes e urgentes, e assim priorizar tarefas. Esta matriz também serve de inspiração para o tipo de informação que guardamos no Loquacious.

Os assuntos urgentes e importantes precisam de respostas rápidas, em um meio rápido. Por exemplo, um telefonema. Ninguém manda um email aos bombeiros para avisar que a casa está pegando fogo, né?

Nós guardamos no Loquacious tudo aquilo que não é urgente mas é importante. É algo que você não quer esquecer, mas também não quer que caia no lugar comum de mais uma notificação em algum app. Você vai guardar para dizer pessoalmente.

Se não for importante, é melhor mandar pelo Google Plus. Aí você não precisa incomodar outra pessoa, e ela nem precisa ler.

Tá, mas e quanto custa?

Absolutamente nada. Quem quiser baixar para testar, é só falar comigo pra entrar na lista de Beta Testers. O app já funciona, mas eu queria feedback sobre que outras funcionalidades seriam interessantes pros usuários.

O App foi feito para resolver um problema pessoal: a minha memória está cheia e não aceita upgrade. Programei e desenhei até para saber se conseguia fazer, e por enquanto está funcionando em beta por convite, para iOS (se quiser um, escreva pra loquacious@tarrask.com). Quando estiver pronto, vai ficar disponível com licença Pay What You Like, como outros apps que inspiraram o projeto. Ou seja, é grátis, mas se você quiser me pagar um cafezinho, é óbvio que eu aceito.

Gostei da ideia, mas acho que devia ter mais funcionalidades/como é que faço para/sou do Y Combinator e quero comprar a ideia

Agradeço de coração o apoio e as críticas. Se quiser conversar sobre o App, o email loquacious@tarrask.com funciona normalmente e é respondido pelo nosso departamento de programadores (?!).

O app funciona no iOS, foi feito em Swift 4, no XCode velho de guerra, graças a uns 5 mil tutoriais e São Google.