E vão quebrar a internet de vez

É algo que algum amigo seu advogado ou político vai ter problemas para concordar, ou mesmo admitir a possibilidade, mas nem sempre as leis do seu país são tão importantes assim para a sua vida.

Se há algo que, parando de funcionar, destruiria completamente o mundo em que vivemos é a internet. Eu não poderia executar o meu trabalho. Não há nada que eu faça profissionalmente que seja minimamente necessário num mundo sem internet.

Também não poderia mais me relacionar com minha família, a quase totalidade dos meus amigos, ou mesmo me lembrar de tudo o relacionado à minha vida. E boa parte da nossa sociedade simplesmente deixaria de funcionar.

PROTECT IP / SOPA Breaks The Internet from Fight for the Future on Vimeo.

Se você não está bem sabendo, há um projeto de lei rodando o Congresso dos EUA que torna a internet inviável, em nível planetário. Devido à maneira como a lei está escrita, pequenas empresas como Google, Facebook ou Amazon estariam, ao criar links para conteúdos possivelmente pirateados, cometendo um crime, e os administradores e donos dessas empresas deveriam assumir responsabilidade penal.

O dia que a terra parou

É algo tão sério que essas empresas estão cogitando a possibilidade de desligar os servidores por um dia, e mostrar aos congressistas o que aconteceria caso a lei seja aprovada. E você consegue imaginar um mundo sem o google ou os sites que são hospedados pela Amazon? São quase todos.

Mesmo assim, a lei não afeta o Brasil

É, nego. Afeta nada. Só os servidores que transformam, digamos, tarrask.com num endereço ip. Ou seja, as URLs podem ficar inutilizadas. Ou então, o seu blog ser desconectado da rede, junto com TODOS os blogs wordpress.com, porque UM blog publicou uma imagem/foto/link para algo com direito de autor protegido.

Passando a lei, a internet vai pro caralho.

Então, por interesse pessoal mesmo, eu pus um pop-up informando sobre o assunto em alguns blogs. Porque eu sei que não tem jeito, e os políticos continuarão discutindo besteira e fazendo lei idiota pra roubar o dinheiro do IRPF das pessoas. Mas, por favor, não me legislem a internet, se você não sabe nem como funciona.

One Comment on “E vão quebrar a internet de vez”

  1. Isso ia fuder muito o mundo. Sem cuspe.

    Mas que bom que eu nunca deixei de exercitar os postais físicos. 🙂

    [e esse pop-up é chatinho, o que é uma redundância]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *