O que você pode fazer para ajudar?

Outro dia, vi um filme meio bobo, mas que tinha uma frase que me impressionou bastante:

Are you a giver or a taker?

Ou seja, neste planeta, na sua vida, você recebe ou oferece mais? Você é consumidor ou criador?

É uma pergunta simples, com uma única resposta para cada indivíduo. O que muda é a escala. Bill Gates é podre de rico, mas doa mais do que ganha. Há pobres que ganham mais do que dão. E nós temos que pensar, a cada dia, se a nossa presença no mundo o melhora ou piora.

Um dos banners de propaganda aí do lado é do Kiva.org. É uma ONG que junta dinheiro, tostões para padrões de primeiro mundo, e empresta a pessoas pobres de países pobres. Tipo gente cuja vida se transforma completamente com mil dólares.

O vídeo do post foi feito por uma voluntária do Kiva, que é americana ou européia, ou seja, gente que tem acesso a banda larga, câmera digital e telefone. Ela deu seu tempo, seu esforço e sua atenção à causa, e mostrou o que viu por lá. É bem mais do que emprestar 25 dólares.

O esforço que cada um faz para criar ou tomar é uma medida individual. Não espero que nenhum dos meus leitores erradique a malária. O Bill Gates já vai fazer isso. Mas sempre há uma dificuldade na vida de alguém que você pode resolver. Ou não?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.