Quem é o inimigo, quem é você?

Toni Segarra é um grande publicitário espanhol, da SCPF, premiadíssimo, autor de grandes ideias. Sabe muitíssimo de televisão.

Aí, de repente, numa conferência de publicidade da vida, ele solta isso:

#postpublicidad. Vivíamos en un mundo feliz que internet se ha encargado de destruir.

No Brasil, seria como se o Marcello Serpa saísse pela rua gritando: “agora fudeu tudo”. O castelo nas nuvens caiu.

Isso é pra introduzir o movimento que o Daniel Solana, da Double You, está levando pra frente, chamado post publicidad. Não é um desconhecido de uma agência pequena, mas um cara que sabe bastante das coisas, de uma agência premiadíssima, e está causando um bom rebuliço por aqui.

Clique aqui para ver alguma publicidade da Double You.

Todo mundo conversava sobre o fim da publicidade nos blogs, em livrinhos aqui e acolá, mas agora nós vemos as armas e os barões assinalados discutindo, brigando e pensando como vai ser o futuro, porque eles também estarão lá, mesmo que tudo tenha que mudar.

Só que eu discordo completamente da frase do Segarra. Ele vivia num mundo de publicidade feliz. Os mega-criativos que dirigiam Ferraris na Riviera Francesa viviam num mundo feliz. Só que a maioria das pessoas que trabalhavam na área não faziam isso. E agora, pelo menos tecnicamente, podem.

Quem aprendeu propaganda há muito tempo tem uma vantagem: aprendeu o que é um conceito, e que isso é o mais importante.

Mas quem só está aprendendo publicidade agora tem outra vantagem: sabe que o formato vem depois, e importa menos do que o conceito. Unindo o melhor das duas partes é que dá pra fazer grande comunicação.

Então, ao invés de procurar o seu lugar nessa falsa guerra, roube as melhores armas dos dois exércitos e conquiste você o seu espaço, os seus novos territórios e a sua bandeira.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.