Elas e outras histórias – uma comparação de impressão ondemand no lulu.com e no bubok.es

Imprimi o mesmo livro no bubok.es e no lulu.com. Chegaram no mesmo dia, e estou comparando as impressões. É a segunda edição do meu livro de contos Elas e outras histórias.

As embalagens fechadas

As embalagens fechadas

Boas notícias hoje pela manhã. Fiz a compra do livro do lulu no sábado, e do bubok no domingo. Chegaram no mesmo dia, o do lulu sendo impresso na Suécia e o do Bubok em Sevilha. Notem que a caixa do bubok é um pouco maior.

Embalagens diferentes

Embalagens diferentes

O do lulu é o da esquerda. Não vem com a espuma protetora, mas vem completamente fechado e protegido. Nos dois casos, nota 10.

Comparação de tamanho

Comparação de tamanho

Aqui, nota-se que o livro do lulu.com é ligeiramente maior que o livro do bubok. O do lulu tem o tamanho tradicional de livro, e o do bubok é tamanho A5. Gosto mais do tamanho do lulu, é mais natural. A5 é um formato estranho para livro, parece coisa impressa na gráfica rápida. 28x15cm é mais profissional, e a gente nota isso quando tem o livro na mão.

Quanto às cores da capa, o bubok ficou melhor, com o branco mais claro, e o laranja da mulher com a câmera (no alto à esquerda) mais nítido. No lulu, ficou um pouco fluorescente.

As cores do papel

As cores do papel

O branco é o do bubok, o do lulu.com é meio marfim, mesmo tendo escolhido a versão mais branca possível no site. A textura não aparenta ser papel reciclado.

Detalhe da impressão do preto chapado

Detalhe da impressão do preto chapado

Notem que no preto chapado do fundo do meu nome, na impressão do bubok aparecem uns pontos brancos. O preto chapado do lulu é mais uniforme. Também dá pra notar melhor em algumas ilustrações.

Além disso, o bubok imprime num preto mais forte. As letras do livro estão todas em um tom de cinza, que no lulu ficam cinzentas, e no bubok, praticamente preto. Metaforizando: o bubok parece o livro do lulu coberto em nanquim.

Os cortes internos

Tenho várias ilustrações de página inteira no livro, com sangria. O arquivo finalizado possuia margem de corte, mas o livro do lulu quase sempre cortou mal, o que eu não esperava. Na primeira edição do livro, que só estava disponível no lulu, tudo ficou muito bem cortado, sem nenhuma imagem com aquela horrível linha branca de margem, que parece impressora jato de tinta. No Bubok, não aconteceu, na maioria das imagens. Quase todas ficaram bem. Entretanto, neste quesito, prefiro ainda a versão anterior, de capa azul, da lulu.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *