A Apple está virando uma merda, ou tudo o que sobe, desce.

Disclaimer: Estou escrevendo com raiva, mas não estou escrevendo com o fígado. Os problemas relatados no texto são reais, e eu não quero convencer ninguém a comprar ou deixar de comprar nenhum dos produtos das companhias mencionadas. E este disclaimer só existe pra me permitir ignorar as reclamações dos idiotas que só leram o título.

O Dream Team da tecnologia acabou

Comecei a usar a Apple há dez anos, mais ou menos. Tive um iMac que não funcionava direito porque era difícil conseguir software em Recife, antes da revolução do iPod e do Mac OS X. Depois do iPod, tive vários computadores Apple, e quase todos os produtos, salvo a Apple TV e algumas outras besteiras. E vi tanto as grandes criações quanto as besteiras retumbantes, como o Ping.

Mas não é por nada disso que acho que a Apple virou o império do mal. E nem é porque São Steve morreu. É por um detalhe simples.

O iTunes parou de funcionar.

Vocês, crianças, não lembram. Na idade da pedra, a gente usava CDs pra guardar músicas. Eu tinha centenas, e era sempre um saco escolher 3 pra guardar no carro (que derretiam no calor do Nordeste), esquecer uns no trabalho (que alguém terminava pegando emprestado), misturar os discos em caixas diferentes (que algum desgraçado sempre fazia, e por causa disso foram condenados a usar Microsoft pro resto da vida).

Aí veio o iPod, e o iTunes, e tudo ficava sincronizado automaticamente, com os discos todos organizados, podendo fazer busca por artista e o escambau.

E isso durou, mais ou menos, 10 anos.

Em 10 anos, a minha coleção de música saltou de 7 gigas para 60. E o iTunes não consegue mais organizar sozinho. Não consegue mais colocar não sei quantos arquivos para que eu só tenha que apertar um botão e ouvir uma música. Sem querer entrar numa descrição técnica e chata, resumo: a experiência está quebrada. O que deveria ser invisível, automático, agora precisa ser pensado, googlado e estudado para que o problema se resolva.

Um problema que eu tinha há 10 anos e o iTunes era a solução.

Time que está ganhando tem dificuldade pra se mexer

O futebol é mesmo a grande metáfora para a vida. Por isso que vemos, inevitavelmente, todos os grandes times (exceto o maior de todos), caírem depois de alcançar o apogeu. Aconteceu com a Seleção de 70, com o Expresso da Vitória, com a Quinta do Builtre, com a Laranja Mecânica, porra, até o Ixpó caiu pra Segunda Divisão de novo.

E a Apple, sem o técnico, está indo pro caralho.

O fim da era Guardiola

Sabio mesmo era o filósofo de Santpedor, que saiu quando não tinha nada mais pra provar, ao contrário do Steve, que foi expulso pela própria natureza. Steve não viu a Apple fazer cagada atrás de cagada (apesar de ser responsável pelo produto que criou a minha raiva extrema), e Guardiola está olhando de longe o Barça lutar para se manter, sem ter mais para onde subir.

O Barça não pode entrar em campo com 12 jogadores. Não pode fazer 15 gols em um jogo, nem ética, nem fisicamente. Não pode ganhar 7 títulos em uma temporada. Não pode ir mais alto.

A Apple, num afã de tentar lançar mais iPads no mesmo ano, inventar Siris e Pings e iClouds e iTunes Matches e outros produtos que ainda não estão acabados, imita o google e perde.

Perde porque o Google sempre lançou coisas em beta, mas esperando que elas fossem imperfeitas. A Apple, não. Era a empresa que lançava produtos acabados e que funcionavam. Agora, não. Desculpem os fãs, mas se Cupertino aceita lançar produtos incompletos, eles deveriam cobrar o mesmo que o Google cobra.

Telefone novo. É um Galaxy Note chinês.
Funciona melhor que o meu iPod de última geração. Dixit.

Segunda-feira eu recebi meu telefone novo. É lindo, gigante, rápido e funciona. Na terça, tentei sincronizar o iPod, e o iTunes não consegue mais subir música. Tenho todas as minhas apps, tenho todas as funções, menos o iTunes, menos a música.

Meu Android não tem iTunes. Meu iPod também não.

Google wins. E visca el Barça.

5 Comments on “A Apple está virando uma merda, ou tudo o que sobe, desce.”

  1. nunca, nunca comprem nenhum produto da aplle, todos são fraudes, mentirosos, fracos,fraudolentos, vou processar vocês, meu advogado já esta vendo na lei como acionalos.

  2. Quem são voces, nois não sabemos com quem estamos lidando, a gente não tem referencia, não sabemos quem voces são, que grupo è esta empresa, não temos telefone, nem site para reclamação, a quem recorrer, a justiça brasileira tem que apurar isto.

    1. Você não sabe quem é a apple, ou o meu blog?
      Se quiser processar a apple, o endereço é infinite loop, numero 1, cupertino, california.

      Se quiser processar o WKT, isso é um blog de opinião protegido pela primeira emenda, diga à justiça brasileira que eu mandei um beijo.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.