Alimentação do cérebro

Existe uma ala de pensadores que acredita nos sonhos como uma rearrumação das memórias e experiências durante o dia, e que é um processo vital para a manutenção do cérebro.

Além disso, acho difícil alguém duvidar que a memória de tudo o que aconteceu, e também das coisas que imaginamos, influenciam a nossa personalidade, comportamento e hábitos.

Se colocar essas duas noções juntas numa panela e untar com um pouco de criatividade, não é difícil chegar numa metáfora simples: as experiências alimentam o cérebro. Tudo o que vemos é comida. O chorume do Twitter é a gordura trans. As pressões sociais, carboidrato dos ruins. Jornalismo de porta de cadeia é sal. O jornalismo em geral, fast-food.

Não é difícil concluir que nós nos envenenamos com o que vemos

A frase que eu soltei hoje, de que a internet não foi feita pra gente ficar chafurdando em pessoas chatas, chorume e idiocracia em geral tem uma razão: fast-food é gostosa, mas mata. E vicia antes de matar. E, de boa, é pior do que a maioria das cocaínas que a gente encontra por aí.

Frase de Luis Fernando Veríssimo

Frase de Luis Fernando Veríssimo

Não tem nada mais escasso do que tempo. E nada pior do que perder o tempo comendo McDonald’s, físico ou mental. Ou qualquer outro tipo de alimentação que, ao invés de encher, esvazia.

Mas tem muita gente que lê, e é preciso levar a luz a elas

É verdade. O mundo tá cheio de gente que envereda pelos caminhos errados. Tem quem torça pro Real Madrid. Se ajoelhe em submissão, e não em sinal de dominação. Fãs de Miró. Saxofonistas.

E é a sua missão mudar a opinião deles.

Convença todo mundo

Convença todo mundo

De preferência, convença com argumentos racionais. Porque o ser humano sempre vai se convencer com fatos. Não conheço ninguém que discorde de Carbono-14, da comissão eleitoral da Venezuela ou da CBF.

Contra fatos não há argumentos.

Ou não.

Sempre vai ter alguém que acredita que Pelé é o maior atleta de todos os tempos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.