Aprendizagem social: porque sempre é melhor aprender junto

No Caparazón, um artigo sobre aprendizado social.

Antes, aprendíamos com um mestre que vomitava conhecimento. Hoje, o conhecimento está aí, praticamente disponível pra todo mundo, mas o que vale mesmo é a capacidade de conectar coisas, fatos e dados.

E conectar, a gente sempre faz melhor em grupo. Por isso, tanto sucesso dos blogs, dos tumblrs, das mídias sociais: porque conectam pessoas distantes fisicamente, mas com interesses comuns. Assim, a humanidade está aprendendo muito mais, e sobre muito mais coisas, hoje em dia, e isso resulta, obviamente, naquele gráfico de quantidade de informação produzida ano a ano.

Não há mais autoridades absolutas, mas relatividades. Para entender o mundo, precisamos compartilhar descobertas, experiências, e analisar em grupo. Sós, nunca chegaremos tão longe.

4 Comments on “Aprendizagem social: porque sempre é melhor aprender junto”

  1. Tarrasko, eu não li o artigo não, pois tou bem ocupado lendo suas poesias antigas.

    Mas aprendizado social me parece diferente de comunidades sociais.

    O fato de você divulgar mais facilmente alguma idéia não me parece uma garantia de que o aprendizado vai ser maior, do outro lado da tela.

  2. E melhor ainda se nessas análises em grupo tenha um mestre. Não aquele que vomita conhecimento, mas um que saiba compartilhar o que sabe.

  3. faço um concurso pra arrumar um mestre pro wkt?

    há muito tempo eu busco um, mas o conhecimento tá espalhado demais pra uma pessoa só saber. ou quem sabe nao me conta, sei lá. 😀

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.