As pessoas não confiam em blogs corporativos ou as pessoas não confiam em corporações?

O meme dos blogs de marketing da semana é a análise da Forrester Research, que diz que a maioria das pessoas não acredita em blogs corporativos.

E lá vou eu, Tarrask, meter o bedelho e dar uma opinião reclamativa:

– O problema não são os blogs corporativos, poxa. O problema são as pessoas que os escrevem. Naonde alguém acredita naquele discurso pré-fabricado e lobotomizado das corporações. Aquilo de “estamos aqui para estarmos melhor servindo, e fazer o melhor para o nosso público, para a sociedade e para os nossos acionistas”. Cheira a mentira, tem cara de mentira e tem textura de mentira. Logo, é fácil não acreditar.

Eles chamam de blog corporativo uma página nojentinha, escrita por um estagiário que nem conhece a empresa direito, cheia de clippings de notícias que só interessam ao chefe do estagiário e de press-releases chapa-branca. Dá pra acreditar nisso?

Eu acho que, se o blog não é feito pelo presidente da companhia, não vale a pena. E também não valem blogs nos quais o presidente escreve mas não lê comentários. Também não tem diálogo.

E todos os blogs chapa-branca existem pra isso mesmo: ocupar espaço na rede, como o spam e o email marketing.

2 Comments on “As pessoas não confiam em blogs corporativos ou as pessoas não confiam em corporações?”

  1. por presidente, leia alguem que mande alguma coisa na bagaça. um blog corporativo escrito por um cara q não tem poder nenhum na hierarquia, e que, portanto, a sua palavra não pode representar a da empresa é apenas mais uma coleção de textos chapa-branca, Rafa.

    vira press-release de 5a categoria, desses que não dizem nada, e as pessoas terminam sentindo o cheiro da falta de confiança.

    se o presidente (ou o board, ou o espírito que administra a empresa) não assinar o blog, vai ser comunicação 1.0, como sempre se fez.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.