El Gran Wyoming e a piada do dia da mídia espanhola

Entre ontem e hoje rolou uma confusão interessantíssima, bem web2.0, e acho que vale a pena explicar aqui, pra ver se levanta uma discussão.

El Gran Wyoming é um apresentador e humorista espanhol (uma mistura de Jô Soares, Marcelo Tas e algum outro), que apresenta um programa chamado El Intermedio. Antes da gravação de um programa ao vivo, com um celular, na platéia, filmaram-no dando gritos e reclamando de uma estagiária que o interrompe enquanto ensaia. Pegaram o filme, criaram uma conta de email anônima (hotmail, ctz), e mandaram para Intereconomia, o canal concorrente, que vive de porrada com eles.

O que aconteceu?

A concorrência comprou o peixe, botou o vídeo no ar, no YouTube, e ontem o vídeo teve uma quantidade imensa de visitas. Saiu no El País que o cara, famosíssimo, tratava mal os funcionários, etc etc etc.

No canal La Sexta, a porta-voz não tinha nenhuma declaração a dar. Um outro programa do canal, Se lo que hicisteis, que também exibe muitos vídeos do YouTube, botou o vídeo no ar, mas evitou ser acusativo, sendo, logicamente, mais condescendente com o apresentador do canal.

Ontem à noite, na primeira edição do programa depois da polêmica, o programa começa com a outra apresentadora dizendo que é necessário explicar as coisas, que o Wyoming vai pedir desculpas, etc etc.

Ele vem, com cara compungida, pede desculpas, e exibe o vídeo novamente. Nesta versão, mais longa, mas sem cortes, depois de todo o esporro, a falsa estagiária mostra um cartaz dizendo “Enganamos todo mundo”, e o Wyoming com outro que diz “Sou canalha, mas não tanto”.

Então, ele pede novamente desculpas por ter enganado os jornalistas da concorrência, que não checaram fontes, não ligaram para a Sexta para confirmar, não falaram com ele.

Nesta matéria do El País, pode-se ver um resumo da história toda e o vídeo da apresentação final do Wyoming, onde se explica a polêmica, e também uma discussão imensa sobre se ele tinha o direito de inventar uma notícia para provar que a concorrência não contrasta fatos, etc.

Nos tempos que a única diferença entre alguém que bloga de pijamas deitado na cama e um jornalista é a suposta qualidade da notícia, é talvez a discussão mais importante, e acontece de maneira quase hostil na Espanha, entre veículos grandes de comunicação.

Ou seja, a mania de dar o furo gera muitíssimos erros, por causa da pressa de publicar logo. Porém, também há o problema dos interesses. Foi o canal concorrente, que briga de verdade com La Sexta, o que publicou o vídeo. Eles não tinham o interesse de contrastar, mas sim, publicá-lo a qualquer custo, para ferrar mesmo o Wyoming. Que ganhou o round desta vez, sem dúvidas.

Blogged with the Flock Browser

2 Comments on “El Gran Wyoming e a piada do dia da mídia espanhola”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *