Paulo Ghiraldelli Jr.: Anti-americanismo não só emburrece, também engorda

O Paulo Ghiraldelli explica, num artigo, o quão burras podem ser algumas pessoas e alguns preconceitos contra os US and A. Aqui, na “Europa-Primeiro-Mundo” (aspas, etc), o ódio à América cresce exponencialmente, e o povo, teoricamente mais educado e informado que os brasileiros, também acham que essa mania dos americanos de mandar tropas para todas as partes do mundo seja uma arrog”ncia e uma agressão ao resto do mundo (oops, não lembrem da Normandia), e que todo mundo na América é texano e trabalha na fazenda do Bush.

Felizmente, os US and A são o país da autocrítica e da liberdade de expressão, e como eles ainda dominam a internet, a rede termina sendo território livre.

Na semana passada, discuti com dois amigos espanhóis, seriamente, porque achava que era uma tempestade em copo de água que pessoas queimassem fotos do rei D. Juan Carlos. Ao contrário, a maioria da população está estarrecida, acha um absurdo, a ponto que os dois partidos daqui, o Popular e o Socialista concordam que é um crime, e eles não concordam nem sobre a cor do céu. E poucas são as vozes que se levantam para dizer que isso é apenas uma maneira de expressar uma opinião.

Nos US and A, você pode queimar a bandeira e hospedar uma página onde ela é queimada em qualquer parte do mundo, tirar uma onda do presidente ou então ser muçulmano. Na Europa, não pode.

Ao morar aqui, descobri o quão americanos somos nós, brasileiros. Temos a liberdade de dizer praticamente qualquer coisa, não aceitamos que a vida está definida quando nascemos de acordo com os desígnios de Deus, e temos uma capacidade de tolerar bastante mais aberta que a do Velho Continente. Claro, não temos algumas das vantagens da Europa, como a igualdade mais ou menos generalizada entre a população, que é bastante parecida em termos de objetivos de vida, modos e costumes, que no Brasil.

Paulo Ghiraldelli Jr.: Anti-americanismo não só emburrece, também engorda

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.