Testando o Scribe – SEO para redatores publicitários

Usando o Scribe pra melhorar o posicionamento do blog

Acabei de botar um brinquedo novo aqui no blog. Chama-se Scribe, e é feito pelo Brian Clark, o mesmo cara por trás do Thesis e do Copywriting blog. O Scribe é um plugin do wordpress, e logicamente eu tive que testar aqui. Afinal, adoro brinquedinhos novos no blog. Serve para otimizar o SEO, ou seja, ajuda a melhorar o posicionamento em buscas.

Mas redator precisa de ferramentas?

Redator que é redator faz título bom, escreve o bodycopy, e quando o conceito é bom, fica bom em qualquer mídia, né? Bom, como nós sabemos, cada veículo tem seus truques e nós precisamos aprender. SEO, por exemplo, é grego pra muito redator velho manjado que eu conheço. Eles podem até saber o que é um Google Bomb, mas não sabem otimizar títulos para palavras-chave, nem quais são os pontos que devemos ter cuidado na hora de escrever e, principalmente, editar.

O que eles não querem aprender? A fazer o SEO, a otimizar os textos, a entender como funciona o processo de escrever para uma máquina (ou um sistema de busca).

Aí o que acontece é que eles ficam com raivinha depois, quando vem um cliente ou – horror dos horrores – um informático, e mudam o texto maravilhoso dele, enchendo de palavras repetidas, acabando com a sacadinha, etc. Então, pra evitar que toquem o seu texto, amigo redator, entenda um pouco do maravilhoso mundo do SEO.

Para quem quer ir além do editor de texto: saindo do word pro wordpress

Eu sempre digo pra quem vem falar comigo que ter um blog, hoje, é o mínimo que um redator pode fazer. Se você não consegue manter um, provavelmente é porque não gosta suficiente de escrever. Se você precisa somente escrever, use o Ommwriter. Depois, brinque com o seu texto, deixe mais bonito.

Num blog normal, você preenche o título, coloca umas tags, uma descrição e tal. O que o Scribe faz que os outros plugins wordpress não fazem é analisar tudo, e avisar se você tem densidade de palavras no texto (porque, pro SEO, repetir palavras faz bem), se elas estão no lugar certo (começo do texto é sempre melhor), e todas aquelas regrinhas. Te dá uma nota depois, avisa o que tá faltando, para você poder otimizar ou não.

Metalinguagem: análise SEO deste post feita com Scribe

Metalinguagem: análise SEO deste post feita com Scribe

0 Comments on “Testando o Scribe – SEO para redatores publicitários”

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.