No lifehacker, fizeram uma lista de usos interessantes colaborativa, onde usuários do site citavam coisas que já tinham feito por lá.
- Um grupo de professores discutindo como vai ser a educação no futuro (no Brasil, a maioria dos professores nem email usa, néam?)
- Um grupo de alunos usa uma Wave para tomar notas das aulas, colaborativamente e em grupo. Assim, ninguém perde as notas, e todo mundo tem mais informações, pode compartilhar, etc.
- Tem uns controladores aéreos que usam o Wave para controlar os vôos.
- Jornalistas usando para criar matérias colaborativas.
- Storytelling colaborativo (isso eu já tentei)
- Brainstorm
para desenvolver novos produtos (tô numa dessas agora)
- Informar a família sobre a saúde de alguém. É muito chato você dar a mesma informação várias vezes (sim, ele quebrou o pé. Vai ficar 5 semanas engessado. Caiu da cadeira. Tá tudo bem. Etc, etc.) Eu fiz algo parecido, postando aqui no blog que estou mudando de trabalho. Mas no caso exemplificado, é um assunto muito mais interativo, e que as pessoas perguntam sempre bastante mais.
- Pesquisa em tempo real. O trabalho colaborativo pode crescer muito, quando muita gente vai acrescentar dados a um só documento.
- Conversa traduzida. Com os robôs de tradução, é possível conversar com gente que não fala o mesmo idioma que você, em tempo real, e com uma qualidade decente.
- Planejar um casamento. Sempre tem 8000 pessoas envolvidas, doze bilhões de decisões e uma noiva estressada. Com o Wave, no more.
- Organizar calendários complicados entre famílias ocupadas.
