Social Media Tracking – a primeira ideia pro projeto

Na pós-graduação que estou cursando, teremos que fazer, além de uma campanha online em grupo, também um trabalho individual, mais acadêmico. Um estudo de caso, ou uma análise, ou sei lá. Eu ando dando voltas em temas relacionados a estratégia interativa para ver sobre o que vou escrever, e numa das aulas meio que me veio uma ideia: um modelo para trackear as mídias sociais.

Já há vários sistemas de busca e tracking, então a minha ideia é testar varios deles, e ver quais são bacanas, pra que resultados, que tipos de dados podem gerar e tal. Atualmente, na Espanha, a maior preocupação dos anunciantes e dos publicitários online é medir, ter dados para poder tomar melhores decisões. Como a propaganda na televisão e impressa era muito medida, formatada e tabulada, era fácil pra eles saberem o que queriam fazer, e os estrategas daqui exigem um nível de precisão muito maior, creio, do que o que é de praxe hoje no Br. Então, como a internet é algo muito complicado de medir êxito, de saber se algo funcionou ou não, todo mundo concorda que há menos investimento nos mercados interativos do que deveria, se houvesse os dados. Assim, a única parte do setor da propaganda que cresce na crise poderia crescer bastante mais.

Então, acho que nas próximas duas semanas, vou me dedicar bastante a tentar descobrir como me informar sobre um tema específico na rede através do tempo.

Os objetivos específicos seriam:

– identificar quais seriam os melhores sistemas para localizar determinado assunto, tag, marca, em vários ambientes sociais, durante um período determinado de tempo;

– pensar num modelo para analisar os dados de maneira rápida;

– pensar numa maneira de apresentar estes dados a pessoas que não entendem direito as redes sociais.

Quê vocês acham?

0 Comments on “Social Media Tracking – a primeira ideia pro projeto”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.