Telefónica e DDB Madrid roubam descaradamente idéias do YouTube

Lembro quando saiu o primeiro comercial, e vi alguns blogs reclamando. Na época, morava em Madri e dividia o apartamento com Luis, que era planner da DDB. Lembro de ter feito alguma piadinha.

Depois saiu o segundo, e muita gente fez piada. Culpa do cliente que quer resultados, e acha que ninguém vai reclamar. Culpa dos criativos, que são preguiçosos, ou já estão ganhando pouco demais para pensar. Já era uma agência que demitia muita gente no meio do ano passado. No meio do ano, quase demite todo mundo.

Agora tem um presidente novo, Ángel Riesgo, que foi até meu professor no Master da Nebrija. Que veio para tentar fazer o barco parar de afundar. Então, ao invés de corrigir a cultura do plágio descarado nos comerciais do seu principal cliente,  lançou outro comercial, completamente copiado de um viral da internet. Eles podem copiar a Evolução da Dança, o OkGo!, o que quiserem. Aparentemente, funciona para o que querem que funcione.

São 3 comerciais com idéias absolutamente copiadas de vídeos produzidos por consumidors no YouTube. De uma pusta multinacional. Gente, é a DDB. A DM9 de lá. Salvo engano, uma das 3 agências com mais faturamento do país.

Mas pensem que, por trás dessa empresa, há grandes profissionais da comunicação no sentido antigo da palavra: Leões em Cannes, grandes consultores, altos executivos, salários imensos. E que, também, o trabalho do dia a dia é feito por jovens mileuristas (como chamam-se, na Espanha, os que ganham mil euros ou menos, mesmo depois de alguns anos de profissão e pos-graduações mil), e que têm pouquíssima orientação.

Quem tem a culpa? Há culpa? É possível mudar isso? Eles estão ganhando dinheiro, e não vão ser processados pelos autores dos vídeos. Mas poderiam, creio eu. Os criativos de lá, vão ficar com vergonha pro resto da vida de terem trabalhado neste ambiente?

Os dois caras que aparecem parodiados na introdução do vídeo são Félix Muñoz, presidente da Telefónica, e Ángel Riesgo, presidente da DDB e ex-professor meu no Master.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.